terça-feira, 27 de março de 2018

Erro Vital

O primeiro erro vital é o de estar a ler este artigo. O tempo pode-lhe oferecer melhores sensações, melhores emoções e mais experiẽncia do que ler um texto sobre erros vitais. Mas eles são vitais porque dependem de quem lê. Assim há outro erro vital, que é o de pensar que encontrará algo que não seja somente um erro.

Pois na verdade, se alguém não encontrar algum erro, significa que não existem erros, o que na verdade tem sentido, porque quem atribue o erro é quem expressa ver um erro! Talvez o erro vital esteja entre quem o denuncia e quem o confirma, ou talvez a vida seja uma expressão errónea e como tal será natural que tudo pareça ser erro, mesmo não sendo!

Na perspectiva de quem procura evoluir, encontrar os erros será o melhor método para corrigi-los. Talvez o meu erro seja o de expressar o erro, pois eu bem sei que sou parte integrante e integral do erro. Logo, haverá um erro em tentar corrigir um erro que não está inteiramente em mim.

Há um ditado que diz "olha para o que te digo e não para o que faço".

Um errante que admite errar e que pensa que o seu exemplo servirá de exemplo para educar. É estranho que as dicas de quem tenta educar, seja através dos erros do próprio e não através das suas boas escolhas. Creio que até esse erro é vital para ambas as partes.

Se por um lado o egocentrismo me indica o caminho, devo admitir que o egocentrismo é um erro, mas quiça seja um erro necessário, pois existe algum mérito na humildade que assume o erro das suas escolhas, ainda mais quando servem para educar o que não se deve fazer.

Os erros são apontadores do caminho das escolhas individuais.
Há quem veja um líder como um mestre, mas lembre-se que ao estarmos entregues a qualquer uma das várias concepções ilusórias de vida, as mensagens dos mestres são indicadores do caminho e não exclamações de autoridade.

Infelizmente até as escolas tornaram-se centros de imposição informativa, quando a mesma devia ser opçional. Talvez outro erro vital sobre a educação nas sociedades, contúdo quiça seja um erro necessário.

Outro erro vital é afirmar que a minha afirmação é verdadeira!

O erro está na consideração que tenho domínio por um conceito que expressa absolutismo tal como a verdade e em seguida, a atenção do leitor que poderá contestar dizendo que não é verdade que eu tenho domínio por um conceito absolutista, criando assim uma expressão de que a sua negação apresenta uma afirmação absolutista.

Todos temos a liberdade de expressar-nos e todos temos o domínio temporal das várias concepções de verdade.

Eu uso óculos e quando obti as lentes com a armação, ofereceram-me outro par de óculos de sol com lentes graduadas. Algures um dia destes perdi os óculos que não tẽm lentes para proteger os olhos dos raios solares. Um erro vital que foi necessariamente corrigido pela substituição dos que ainda tinham lentes graduadas. Hoje em dia até de noite ando com óculos de sol! É muito mais confortável !!

Dir-se-à: "há males que vêm por bem"