sexta-feira, 23 de março de 2018

Direitos e Deveres

Ora bolas, lá vem a "quase" imposição de consciencialização de onde vivemos e quais os nossos deveres para o efeito de viver em comunidade.

Fujam Fujam! :)

Ora, mesmo que as pequenas comunidades também tenham necessidade de se organizarem, terá sentido que as grandes comunidades também tenham necessidade de se organizarem. ( parece lógico ) Além disso, as pequenas comunidades fazem parte das grandes comunidades (nações) e as grandes comunidades são parte integral das pequenas comunidades, pois as pequenas comunidades são o reflexo das regras de gestão das grandes comunidades.

Como sabemos há paises onde as pessoas pagam bastante mais de impostos do que os restantes paises, contudo "oferecem" melhores condições e regalias para o efeito da sua contribuição comunitária que como se pode concluir está focada em dinheiro! ( moedinhas é o que a gente entende )

Ora, para romantizar esta relação inevitável de acontecer e de existir, mas talvez com outros moldes sobre a gestão da mesma, lembrei-me das comparações Humano > Animal... os humanos são animais e além disso tẽm atitudes que podem ser comparadas às atitudes naturais de outros animais!

Os governos, patrões, lideres e como se diz "o diabo a 4" Oops.. eles são mesmo 4, podem ser mesmo comparados a um Rato. (que tem também 4 letras) Ora, estes 4 elementos são a máquina que garante ferramentas para se produzir ora direitos ora deveres, sendo que é do seu papel gerirem somente os direitos e os deveres das "comunidades" que produzem. No fundo, uns melhores do que outros, a máquina vai funcionando pouco a pouco, pois os deveres não são cumpridos tal como os direitos não são esquecidos.

Assim, não me resta pensar que tudo, mas mesmo tudo tem um preço! Um preço de expressão! Supostamente nascemos livres? Não! A liberdade é um conceito que só pode ser atribuido à singularidade que se sente bem consigo mesma e nunca à expressão que afirma poder haver liberdade comum entre todos os que por natureza já nasceram em desigualdade de condições vitais, pois naturalmente há um preço associado à distãncia entre a escolha opcional e a escolha que depende da vitalidade.

Ora como bem sabemos a vitalidade de qualquer ser humano está pendente da colaboração de outros humanos que garantam a sobrevivência dos outros semelhantes. Um apontador recursivo, objectivo, prático e Natural!

Todos os cidadões deste país e quiça de muitos mais, deveriam ter o direito a uma casa, um trabalho ( fosse qual fosse a escolha do cidadão, pois afinal o que está em causa é a vitalidade desse mesmo cidadão ao nível dos negócios, isto é, ao nível da produção económica que garante a sua vitalidade, o que significa que esta escolha não pode nem deve ser negada à luz da expressão numérica que o seu negócio produz nas estatisticas das bolsas ) e claro, com esses dois direitos realizados cada cidadão poderia ter igualmente maior consumo e mais tempo para si o que iria resultar em menos stress e melhor produção no trabalho e na comunidade a que se entrega pois terá disposição para colaborar.

Não há qualquer dúvida que até para só ter direito a comida e tecto tem de haver uma colaboração da minha parte em alguma função, pois é ela que garante a minha atenção.

Mas na verdade, mais de 80% da população mundial não tem direito a uma casa e como tal só tem direito a tentar arranjar um trabalho que não garante nenhum dos direitos mas sim, converte os direitos em deveres. ( tanta casa sem gente e tanta gente sem casa ) ... Os direitos são opções os deveres serão obrigações.

Se estiver doente tenho o direito de me dirigir a um centro de saúde e consultar um medico. Não tenho o dever de ir ao médico. Contudo, se estiver a trabalhar e houver um signal de doença que é reconhecido por terceiros, devo ir ao médico! Já agora, quero remover as "doenças psiquicas", pois serão raras as que realmente são doenças! ( falta de produção de algum químico interno )

Portanto, nasci para cumprir deveres que nunca poderão ser direitos, pois os direitos são as peças motivadoras para que cumpra os meus deveres!
Talvez um dia se entenda o que são direitos e deveres, no sentido prático da questão.

Os governos e empresas tendem a demorar a cumprir com a sua função, isto é, com os seus deveres, mas não permitem que os seus direitos não sejam cumpridos a tempo e horas. ( dinheirinho é o que a gente entende )

A única forma de um organismo que já encontrou as ferramentas que lhe permite a estabilidade se manter estável, é avançando na perspectiva da sua condição, pois naturalmente quem atinge o sonho deverá procurar um sonho acima do anterior.

Diz-se que somos seres descontentes e insatisfeitos por natureza. Creio que desta forma vai ser difícil encontrarem a satisfação ( o que é bom pois é um bom Desafio )